Volta do Carnaval ao Mercado da Aerolândia traz esperança de reabertura do equipamento

Novamente um dos polos oficiais da folia de Fortaleza em 2024, Mercado da Aerolândia segue com estrutura fechada

Escrito por Diego Barbosa e João Gabriel Tréz , verso@svm.com.br
Mercado da Aerolândia voltou a ser polo oficial do Ciclo Carnavalesco da Prefeitura em 2024
Legenda: Mercado da Aerolândia voltou a ser polo oficial do Ciclo Carnavalesco da Prefeitura em 2024
Foto: Ismael Soares

Já conhecido de outros carnavais, o Mercado da Aerolândia voltou em 2024 a receber programação como polo oficial do Ciclo Carnavalesco promovido pela Prefeitura de Fortaleza. O retorno da folia, para moradores e visitantes, aponta para uma esperança compartilhada coletivamente: a revitalização e reabertura plena do equipamento.

Localizado às margens da BR-116, o mercado é um bem tombado desde 2008 e encontrou uso cultural e de lazer nos últimos anos após décadas de uso comercial. Apesar disso, as programações do tipo não são contínuas e moradores apontam que desde a pandemia o estado de abandono virou novamente realidade.

Veja também

Estrutura é criticada

A contadora e comerciante Josilda Maria de Araújo — 60 anos de vida e 48 deles como moradora do bairro — destaca que a programação neste ano ocorre nos arredores do equipamento. O motivo, diz, é pela estrutura do Mercado — ou a falta dela. 

“Antes da pandemia, o Carnaval funcionava dentro do mercado, as bandas. Só que a estrutura está comprometida”, explica ela, que aproveita o retorno da festa ao local para montar venda de drinques no período. 

Segundo moradores, equipamento está fechado e deteriorado desde 2020; programação de Carnaval acontece nos arredores do Mercado, na área externa
Legenda: Segundo moradores, equipamento está fechado e deteriorado desde 2020; programação de Carnaval acontece nos arredores do Mercado, na área externa
Foto: Ismael Soares

“O mercado está totalmente fechado. Tá vendo a estrutura, como tá feia?”, compartilha. “Acho que funcionou por dois ou três carnavais lá dentro, foi muito bom mesmo”, relembra Josilda.

Apesar do tombamento, a estrutura sofreu com deteriorações e chegou a passar por serviços de restauro e manutenção que começaram em 2012 e terminaram em 2015. Moradora há mais de 30 anos do bairro, a autônoma Berenice Castelo Branco lembra do período pós-reforma como de movimentação. "O mercado quando houve a reforma, rapaz, tinha festa, era cheio", destaca. 

Mercado no Carnaval

Para Berenice, que também aproveita a programação carnavalesca para buscar uma renda extra vendendo milho, a movimentação da folia ajuda a região. “É positivo pro bairro. Se tivesse aberto direto, era melhor ainda”, aponta.

A comerciante Berenice Castelo Branco aproveitou a programação de Carnaval para montar ponto de venda de milho na Aerolândia
Legenda: A comerciante Berenice Castelo Branco aproveitou a programação de Carnaval para montar ponto de venda de milho na Aerolândia
Foto: Ismael Soares

“(A programação) estava lotada, muita gente de terceira idade. Acho muito bacana. O pessoal fica ‘tô em casa e tem uma diversão bem aqui pertinho’. A maioria (do público) é aqui do bairro. É tranquilo, sadio”, descreve Josilda, que garante ainda que há quem venha de outros bairros especialmente para aproveitar a folia na Aerolândia.

É o caso da dona de casa Cirlane Xavier. Moradora do São João do Tauape, ela atesta que é frequentadora do equipamento. “Sempre venho. (No Carnaval), vim ontem e hoje (domingo e segunda). A questão da segurança tá muito boa. Trouxe minha mãezinha, de 69 anos. Tudo tranquilo”, avalia. 

Cirlane Xavier (à esquerda, de rosa) é moradora do bairro São João do Tauape, mas atesta ser frequentadora assídua do Mercado da Aerolândia
Legenda: Cirlane Xavier. Moradora do São João do Tauape, ela atesta que é frequentadora do equipamento
Foto: Ismael Soares

"Para usufruir"

A programação do período, para ela, contrasta com o dia-a-dia do equipamento. Além do Carnaval, a dona de casa frequenta a feira livre que ocorre aos sábados na área externa próxima à estrutura. “O mercado mesmo tá fechado tá com muito tempo. Ele tá muito decaído, não tem estrutura, precisa de uma reforma boa”, diz.

Motoca Almeida, morador do bairro há 57 anos e líder comunitário, ressalta a reforma do Mercado da Aerolândia como uma das principais demandas da população da região
Legenda: Motoca Almeida, morador do bairro há 57 anos e líder comunitário, ressalta a reforma do Mercado da Aerolândia como uma das principais demandas da população da região
Foto: Ismael Soares

Essa é uma das principais demandas de quem vive perto e frequenta o local, como informa o líder comunitário Motoca Almeida, 60 anos e morador da Aerolândia desde os 3.

“Os moradores cobram constantemente que essa reforma seja feita porque ele é o único point que nós temos de entretenimento, festa e eventos pra comunidade. É um patrimônio tombado e é uma referência do bairro”, resume Motoca.

A luta, agora, é para que a atenção despendida ao Mercado da Aerolândia durante a promoção do Carnaval no espaço se estenda para além do período da festa.

“Dá uma esperança de revitalização. As autoridades podiam pensar em arrumar, porque ele é um ótimo espaço. Só falta carinho e dedicação para arrumar o mercado de verdade, dentro, para que a gente possa usufruir”, sustenta Josilda.

Josilda Maria de Araújo — 60 anos de vida e 48 deles como moradora do bairro — torce pela revitalização do Mercado
Legenda: Josilda Maria de Araújo — 60 anos de vida e 48 deles como moradora do bairro — torce pela revitalização do Mercado
Foto: Ismael Soares

A partir dos apontamentos e demandas da população, o Diário do Nordeste buscou a assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura de Fortaleza para saber qual a situação atual de funcionamento do Mercado da Aerolândia e, ainda, se existe alguma previsão para reforma ou restauro da estrutura do equipamento. A reportagem aguarda resposta e o texto será atualizado.

Programação

O polo do Mercado da Aerolândia recebeu atrações do Ciclo Carnavalesco nas tardes e noites do sábado (10), domingo (11) e segunda (12) de Carnaval. Para esta terça-feira (13), estão previstas apresentações do Bloco do Zé Almir (17 horas), Japão do Cavaco e Banda (18h30) e Kaká e Pedrinho (20 horas)

Carnaval 2024 no Mercado da Aerolândia

Quando: hoje (13), a partir das 17 horas
Onde: BR-116, nº 5431, Aerolândia
Mais informações: no Instagram @carnavaldefortaleza

  • 17 horas - Bloco do Zé Almir
  • 18h30 - Japão do Cavaco e Banda
  • 20 horas - Kaká e Pedrinho
 
Assuntos Relacionados