Até que dia pode transferir o título de eleitor em 2024? Entenda prazos e passo a passo

A data máxima para mudar o domicílio eleitoral é o dia 8 de maio de 2024

Legenda: O eleitor poderá realizar a solicitação no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Mudou de cidade e vai precisar votar em outro local? A escola de votação é muito distante da residência e você deseja exercer a cidadania mais perto e com mais comodidade? É possível fazer a solicitação à Justiça Eleitoral sem precisar sair de casa.

A medida, no entanto, só será possível completamente no modo on-line para os eleitores que têm o recadastramento biométrico feito. A data máxima para mudar o domicílio eleitoral é o dia 8 de maio de 2024. Fique atento.

Passo a passo

O eleitor poderá realizar a solicitação no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral. O acesso é neste link aqui.

  • Após acessar o link, na terceira aba de cima para baixo, intitulada "Atualize ou corrija seu título eleitoral", haverá opções para atualizar dados cadastrais; atualizar o endereço; trocar o local de votação dentro do mesmo município e atualizar ou corrigir os erros do cadastro.
  • O eleitor precisará preencher dados pessoais, como nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe, se constar.
  • O cidadão também precisará enviar cópia de documento de identificação, do comprovante de endereço (se houver mudança) e tirar selfie com o documento.

O prazo de espera para o retorno da solicitação é de cinco dias úteis.

Não tem biometria?

Em caso de o eleitor não ter a biometria cadastrada, poderá usar o autoatendimento para solicitar a transferência eleitoral. No entanto, ainda deverá agendar o atendimento presencial no site do Tribunal Regional Eleitoral para fazer a coleta biométrica e ter a demanda atendida.



Assuntos Relacionados