Análise: Fortaleza mostra maturidade e melhor futebol em sua estreia na Série A

Tricolor de Aço venceu o São Paulo no Morumbi em sua melhor exibição no ano

Legenda: Machuca marcou o segundo gol do Fortaleza na vitória diante do São Paulo no Morumbi
Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

A estreia do Fortaleza na Série A era complicada, por se tratar de um jogo fora de casa e contra o atual campeão da Copa do Brasil, o São Paulo. Mas o Tricolor de Aço fez um jogo maduro, inteligente, e venceu o time paulista por 2 a 1, em sua melhor atuação na temporada.

Foi uma vitória maiúscula do Tricolor de Aço, mostrando suas credenciais no campeonato mais difícil e desafiador da temporada. São 38 rodadas em um verdadeiro teste de resistência e qualidade de elenco.

A vitória aliás, foi a primeira do Tricolor de Aço contra um clube de Série A na temporada. Até então, o Leão, que não tinha fazendo grandes exibições e devendo para a torcida, só tinha vencido times abaixo da Série C nacional ou equipes fracas do exterior, como Trinidense e Nacional Potosí, na Sul-Americana.

Enfim, essa página foi virada e a equipe de Vojvoda ganha um ânimo gigante para a sequência para temporada.

Legenda: Lucero marcou um golaço que abriu o placar para o Fortaleza no Morumbi
Foto: Leonardo Moreira / Fortaleza EC

Jogo maduro e inteligente

Entendendo o momento que vivia o Fortaleza, com a perda recente de título estadual para o Ceará e atuações irregulares em 2024, Vojvoda escalou um time com postura mais conservadora.

O 1º tempo do Tricolor foi defensivo em demasia, com João Ricardo precisando realizar pelo menos 3 grandes defesas para manter o placar em 0 a 0.

Com uma equipe menos vertical, com apenas Marinho e Lucero na frente, o time dependia de alas velozes - Pikachu e Bruno Pacheco - para atacar, mas não funcionou. Assim, o Leão não criou chances de gol no 1º tempo.

Mas na etapa final, depois de 10 minutos de 'estudo', e segurando o São Paulo - que vinha pressionado por atuações irregulares e um treinador inseguro - Vojvoda mudou o time e venceu o jogo.

Moisés e Machuca entraram aos 11 minutos (saindo Pikachu e Marinho) e deixaram o Leão mais ofensivo, se tornando superior no jogo.

Aos 20 minutos, Pochettino, livre de marcação, fez belo lançamento para Lucero marcar um golaço. Confiante e melhor postado, o Leão fez o segundo em rápido contra-ataque, aos 34, com Pedro Augusto lançando Machuca, que mandou rasteiro para ampliar: 2 a 0.

O São Paulo ainda diminuiu o placar, mas o Leão segurou a grande vitória, que pode servir como um divisor de águas na temporada.