Evangelho de hoje, 2ª feira, 29/04/2024 (Jo 14, 21-26)

Disse Jesus a seus discípulos: "Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama."

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama,  será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Judas - não o Iscariotes - disse-lhe: 'Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?' Jesus respondeu-lhe: 'Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.  

Reflexão - O Espírito Santo nos ensina tudo e nos recorda o que o Pai tem para nos revelar.

A prova de que realmente acolhemos o Amor de Deus e de que O amamos é, sem dúvida, se guardamos a palavra de Jesus.   Por essa razão, neste Evangelho Jesus vem nos alertar sobre o tipo de amor que demonstramos a Deus. Se, dizemos que amamos a Deus, mas não obedecemos ao que Ele nos ensina por meio da Sua Palavra o nosso amor é falso, inconsequente e infiel, não tem substância. Jesus veio ao mundo para manifestar a todos nós a glória de Deus, no entanto, nem todos acolheram o Seu testemunho e, consequentemente, também rejeitaram o amor de Deus.  Só teremos Deus conosco, realmente, quando vivermos de acordo com o que Ele nos aponta, porque fazendo o contrário seria romper o Seu poder sobre nós. Às vezes, nos é difícil assumir os ensinamentos de Jesus, porque eles vêm de encontro ao que pensamos e vivenciamos. Porém, é o Espírito Santo quem nos ensina tudo, quem nos recorda o que o Pai tem para nos revelar. E é também o Espírito Santo quem nos ajudará a permanecermos fiéis a Jesus e à sua orientação. A nossa obediência à direção do Espírito Santo, também é uma prova de que amamos a Deus e acolhemos os Seus mandamentos. - Você ama a Deus? – Você se sente amado por Deus? – Você tem observado as coisas que Ele tem ensinado, mostrado, alertado? -  Como tem sido o seu relacionamento com o Espírito Santo? – O que você tem aprendido com Ele? – Você tem vivenciado o que tem aprendido?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO

Veja também