Cearense da rede pública concorre ao prêmio de melhor professor de matemática do Brasil

Professor Clairton Lourenço Santos é um dos finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio no Brasil (OPMBr)

Escrito por Flávia Marques , flavia.marques@svm.com.br
Clairton Lourenço
Legenda: Clairton Lourenço é professor da EEM Monsenhor José Augusto da Silva
Foto: Arquivo Pessoal

A soma de uma boa didática com a utilização de recursos tecnológicos fez com que um cearense ficasse entre os finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio no Brasil (OPMBr). A premiação reconhece professores com excelente desempenho em sala de aula e divulgará os vencedores da categoria ouro em um evento online no dia 27 de março.

Professor da rede estadual do município de Camocim (CE), há 20 anos, Clairton Lourenço Santos está entre os finalistas, sendo o único representante do Estado. Com 20 professores na fase final, a Olimpíada irá selecionar 10 para um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai, na China, no mês de outubro.

Veja também

Os premiados terão a oportunidade de conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China. Após a viagem, cada professor irá ministrar 5 workshops entre 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação. 

FRUTOS DA PANDEMIA

Clairton ganhou destaque após apresentar um trabalho desenvolvido durante a pandemia de covid-19. Em meio ao isolamento social, o professor criou em 2020 o canal “Matemática Inesquecível” no YouTube para auxiliar os estudantes no aprendizado de matemática através da internet.

Estamos na era digital, da informação, da tecnologia. Nossos alunos não querem estar só copiando a lousa. Nós temos que usar esses materiais, celular, notebook, as mídias, para melhorar o aprendizado através da tecnologia. 
Clairton Lourenço
Professor

O professor já publicou cerca de 1,2 mil vídeos no canal e acumula mais de 5 mil inscritos. Ele encara a colocação na Olimpíada como um reconhecimento pelo trabalho realizado nas duas décadas em que atua na rede pública estadual.

"A gente se dedica no dia a dia na sala de aula. É uma tarefa nobre, mas com muitos desafios. Ter o reconhecimento do nosso trabalho é muito gratificante", declara.

Clairton Lourenço
Legenda: Filho de pescador e natural de Camocim, Clairton Lourenço trabalha na rede pública estadual há duas décadas
Foto: Arquivo Pessoal

SOBRE A OLIMPÍADA

Em sua 1ª edição, a OPMBr surgiu a partir de um grupo engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Através de três categorias (ouro, prata e bronze), a premiação reconhece o desempenho de professores de matemática do ensino médio de todo o Brasil.

Os 10 premiados na categoria ouro só serão conhecidos no dia 27. Entre os 20 finalistas, há representantes de diversos estados do País como Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
João Valberto Costa Cavalcante
Membro do Conselho Gestor da Olimpíada

O processo seletivo contou com três etapas. Cerca de 600 professores concorreram na primeira fase, onde precisaram passar por uma prova de matemática e avaliação didática.

A segunda etapa foi disputada por 67 candidatos, que precisaram preencher um questionário sobre os métodos utilizados em sala de aula e enviar vídeos demonstrativos. Foi nessa fase que Clairton apresentou o projeto desenvolvido na pandemia.

Por fim, a terceira etapa foi composta por uma entrevista com o Comitê Acadêmico. Foram entrevistados 20 candidatos, incluindo o professor cearense, e no dia 27 de março será divulgado o resultado final.

WHATSAPP DO DIÁRIO DO NORDESTE

Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados