O Nordeste na Série A nacional

Leia a coluna de Tom Barros desta quarta-feira (15)

Legenda: O Vitória conquistou o acesso para a Série A no último domingo
Foto: Divulgação / EC Vitória

O Vitória de Salvador está de volta à elite. Será mais um time nordestino na Série A. Mas, nos últimos três anos, o rubro negro baiano passou por terríveis dificuldades. Em 2021, caiu para a Série C. Foi um tormento. Em 2022, disputou a Série C. Conseguiu subir para a Série B. Agora, em 2023, finalmente garantiu seu retorno à Série A em 2024. Serve de lição. Parecia que o mundo tinha desabado sobre o Barradão, quando o time caiu para a Série C. Deu a volta por cima. Já o Bahia, seu maior rival, está pendurado. Faltando quatro jogos para o término da Série A, o Bahia está na 16ª colocação, com 38 pontos, apenas um ponto a mais que o Cruzeiro, primeiro da zona. O Fortaleza, segundo o Diário do Nordeste, tem menos de 1% de chance de ser rebaixado. Portanto, a presença do Leão na Série A de 2024 está acima de 98%. A situação do Sport, que ainda luta por uma vaga na Série A de 2024, é delicada. O Sport ´(5º) tem 60 pontos, o mesmo número de pontos do Juventude (4º) e do Criciúma (3º). O Problema é que o Sport tem um jogo a menos. Não depende mais de si. Sendo assim, o Nordeste provavelmente terá apenas dois representantes na elite. É pouco. 

 

Oscilação 

 

A presença de times do Nordeste na Série A nacional tem oscilado muito. O rebaixamento do Ceará no ano passado foi traumático. O Vozão passou cinco anos seguidos na Série A. Por duas vezes seguidas disputou a Copa Sul-Americana. Quando parecia estabilizado na elite, houve a queda em 2022. Agora, em 2023, fracassou na tentativa de voltar para a Série A. Está complicado.  

 

Gangorra 

 

Os times do Nordeste na Série A são parecidos com uma gangorra. É um sobe-e-desce permanente. O Fortaleza chegou ao quinto ano marcante de presença na Série A, alcançado participações na Copa Libertadores da América e na Copa Sul-Americana. Como tem praticamente garantida a sua presença na Série A em 2024, baterá o recorde de seis anos na elite nacional. 

 

Lição 

 

Confirmando a sua sexta presença consecutiva na Série A, o Fortaleza também serve de lição para os demais competidores. O Leão sofreu oito anos na Série C. Comeu o pão que o diabo amassou. Mas teve força para sair das humilhações. Hoje, é festejado como modelo de administração dentro e fora de campo. Tem superado, com altivez, todas as possíveis crises. 

 

Tabu 

 

Nenhum clube nordestino conseguiu passar mais de cinco anos consecutivos na Série A. O Ceará passou cinco anos (2018 a 2022). O Bahia passou cinco anos (2017 a 2021). O Sport passou cinco anos (2014 a 2018). O Fortaleza completou cinco anos na elite (2019 a 2023). Portanto, o Leão tem tudo para quebrar o tabu e emplacar o sexto ano seguido.  

 

Datas Fifa 

 

Agora, mais uma paralisação do Campeonato Brasileiro. Haverá mais dois jogos da Seleção Brasileira pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Primeiro, a Colômbia, amanhã, quinta-feira. Depois, na próxima terça-feira, a Argentina. Com espaço de tempo tão grande entre uma convocação e outra, fica difícil ao técnico Fernando Diniz moldar equipe. Tempo ao tempo.